Fornecimento de solução completa de Sistema de Medição de Faturamento para a Usina Hidrelétrica de Itaipu, localizada na divisa entre o Brasil e o Paraguai, a maior do mundo em geração de energia efetiva e a 2ª maior em capacidade de geração, já que foi superada recentemente pela Usina de Três Gargantas, na China. A solução compreende o fornecimento de 14 Painéis de Medição de Faturamento, Projetos Executivos, Parametrização de Medidores, TAF, Supervisão de Montagem, Acompanhamento do Comissionamento, Treinamento e Consultoria em Cibersegurança. Precisamente, a solução supracitada será aplicada na medição de faturamento das Linhas de Transmissão que “drenam” a energia gerada pela megausina.
Com isso, a Enerwatt figura entre as principais empresas de engenharia e tecnologia do mundo a participarem do maior e mais complexo projeto já executado pela Itaipu Binacional, desde a construção da usina hidrelétrica, o Plano de Atualização Tecnológica que começou a ser executado em 2022 e tem uma série de atividades programadas para os próximos anos. Neste contrato, que corresponde à atualização tecnológica da usina, serão investidos cerca de R$ 3,3 bilhões distribuídos ao longo dos 14 anos do empreendimento.
A título de conhecimento, enquanto a brasileiro-paraguaia tem 20 unidades geradoras de 700 megawatts cada, totalizando 14 mil MW de equipamentos instalados, a chinesa tem 32 unidades geradoras e capacidade instalada de 22,5 mil MW. Itaipu foi projetada para gerar em média 75 milhões de MWh ano. Já a chinesa tem um plano médio de geração de 88 milhões de MWh. Dessa forma, a partir de agora, as mega usina de Itaipu Binacional e de Três Gargantas que frequentemente trocam experiências de boas práticas e eficiência, detém os dois maiores números mundiais: Itaipu na liderança mundial da produção acumulada com os atuais 2,77 bilhões MWh e Três Gargantas com o recorde mundial de produção anual de energia estabelecido em 2020, com 111,8 milhões de MWh.